Se você estiver pronto para pô-lo em uso, reconhecerá o segredo pelo menos uma vez em cada capítulo. Gostaria de ter o privilégio de dizer-lhe como o saberá quando estiver pronto a recebê-lo, mas isso o privaria de muitos dos benefícios que receberá ao fazer a descoberta a seu modo.
Enquanto esse livro estava sendo escrito, meu próprio filho, que então estava concluindo seu último ano da faculdade, pegou o manuscrito do segundo capítulo da obra, o leu e descobriu o segredo por si mesmo. Ele usou a informação tão efetivamente que galgou diretamente um posto de alta responsabilidade, com um salário inicial maior do que aquele que um homem mediano jamais alcançará. Sua história foi brevemente contada no capítulo dois.
Quando você ler o livro, talvez desfaça a impressão que possa ter tido no início da leitura, de que a obra prometia demais. E, também, se alguma vez já se sentiu deprimido, se já teve dificuldades a vencer que pareciam lhe arrancar a própria alma, se já tentou e fracassou, se alguma vez já esteve incapacitado por causa de doenças ou aflições físicas, a história da descoberta do meu filho e do uso da fórmula de Carnegie pode vir a ser como o oásis no Deserto da Esperança Perdida, aquele oásis que você estava procurando.
O segredo foi muito empregado pelo Presidente Woodrow Wilson durante a Primeira Guerra Mundial. Foi transmitido a todos os soldados que lutaram na guerra, cuidadosamente dosado no treinamento que recebiam antes de ir para o front.
Contou-me o Presidente Wilson que ele foi um forte fator na tarefa de angariar os fundos necessários para a guerra.
Uma das coisas interessantes a respeito do segredo é que os que o adquirem e o empregam, se descobrem literalmente arrastados em direção ao sucesso. Se você duvida, estude o nome dos que o usaram, sempre que forem mencionados; examine você mesmo o histórico dessas pessoas e convença-se.
Não existe nada que não custe alguma coisa! O segredo a que me refiro não pode ser obtido sem um preço, embora seja bem menos do que seu valor. Não pode ser adquirido por preço algum por aqueles que não o procuram intencionalmente. Não pode ser revelado, não pode ser comprado por dinheiro, pela simples razão de que se compõe de duas partes. Uma delas já pertence aos que estão prontos para ele.
Serve igualmente bem a todos que estão prontos para ele. Educação nada tem a ver com ele. Muito antes de eu nascer, o segredo esteve nas mãos de Thomas A. Edison, e ele o aplicou com tanta inteligência que se tornou o maior inventor do mundo, embora só tivesse tido três meses de instrução.
O segredo passou para Edwin C. Barnes, sócio comercial de Edison. Usou-o com tal eficácia que, embora na época só ganhasse 12.000 dólares por ano, acumulou uma respeitável fortuna, aposentando-se enquanto ainda jovem. Você encontrará esta história no começo do primeiro capítulo. Irá convencê-lo de que a riqueza não está além do seu alcance, que você poderá ser ainda o que deseja ser, que dinheiro, fama, reconhecimento e felicidade podem ser de todos aqueles que estão preparados e decididos a receber tais bênçãos.
Como é que sei dessas coisas? Você terá a resposta antes de terminar o livro. Poderá encontrá-la no primeiro capítulo ou na última página.
Enquanto me ocupava com a tarefa da pesquisa de vinte anos, que empreendi atendendo ao pedido de Mr. Carnegie, analisei centenas de homens afamados, muitos dos quais admitiram ter acumulado suas vastas fortunas utilizando o auxílio do segredo de Carnegie; entre eles estão: